08/08 é o Dia Nacional de Controle do Colesterol

04 AGO 2017

Cardiologista tira dúvidas e dá dicas de prevenção colesterol é um tipo de gordura presente em alimentos de origem animal e que também é gerado pelo corpo humano. Além disso, desempenha funções essenciais no organismo, como produzir hormônio e vitamina D.

Existem dois tipos de colesterol:

- LDL, considerado "colesterol ruim", que facilita a entrada do colesterol nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura, causando o "entupimento".

- HDL, considerado "colesterol bom", que retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo.

Em excesso, o colesterol LDL é prejudicial por aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os níveis ideais de colesterol no sangue são de 70mg/dL, não ultrapassando 100mg/dL. De 160 a 189 já é considerado alto e acima de 190 muito alto.

Segundo o cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula, Otavio Gebara, os problemas cardiovasculares causados pelo colesterol começam a ser construídos na primeira infância, até os 5 anos de idade. "O processo de depósito de gorduras nas artérias começa bem cedo. Existe uma interação entre os fatores genéticos e ambientais, mas também depende do estilo de vida, se a criança se alimenta de forma adequada ou não", explica.

Gebara esclarece que muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e falta de atividade física. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta. Cerca de 70% do excesso de colesterol LDL é produzido pelo fígado e o restante (30%) vem da ingestão de alimentos ricos em gordura.

Como o excesso de colesterol LDL não apresenta sintomas é indicado fazer exames com frequência, principalmente se a pessoa ingere muita gordura saturada, está acima do peso, é sedentário ou se tem histórico familiar de morte infarto.

"Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas só estão indicados em pessoas com alto risco, quando as mudanças no estilo de vida não conseguiram um controle adequado", explica o médico. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável, o peso sob controle, e uma dieta balanceada são fundamentais para controlar o colesterol.

Ainda segundo o especialista, existem várias maneiras de manter o colesterol sob controle:

- Praticar exercícios físicos;

- Não fumar;

- Evitar o estresse;

- Comer mais frutas e vegetais;

- Dar preferência a carnes brancas, grelhadas ou assadas;

- Comer uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs;

- Limitar a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite;

- Limitar os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado;

- Utilizar derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;

- Evitar frituras;

- Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol.

Fonte: http://www.segs.com.br/saude/75967-08-08-e-o-dia-nacional-de-controle-do-colesterol.html
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