Atitudes para tomar em dezembro e começar 2018 com tudo 100%

04 DEZ 2017


Quando começa dezembro, é praticamente inevitável iniciar a contagem regressiva para o fim do ano. Há muita coisa a ser resolvida, muito trabalho a ser executado, muitos prazos a serem cumpridos, claro, mas aquela sensação de que faltam apenas algumas semanas para o Natal e para o Réveillon permanece o tempo todo dentro de muitos de nós.

Para você se guiar no meio das muitas tarefas destes últimos dias do ano, sugerimos a seguir algumas atitudes. São pequenas ações que, juntas, resultam em um começo de 2018 com tudo 100% alinhado.

Organize suas tarefas do mês por escrito

Pode parecer pouca coisa, mas quando temos as tarefas listadas por escrito fica muito mais fácil nos prepararmos mentalmente para o que está por vir. Sem contar a sensação gostosa de ver o que já foi feito sendo devidamente marcado. Se você for uma pessoa mais à moda antiga, melhor fazer a lista em um caderno; se a tecnologia for sua melhor amiga, pode criá-la no computador ou em um app de organização.

Pratique o desapego e doe roupas, sapatos e acessórios

Aproveite o primeiro sábado do mês para separar todas as roupas, sapatos e acessórios que não servem mais, não têm mais uso ou sentido na sua vida. Doe os que estiverem em bom estado e jogue no lixo o que não estiver em condições de uso. Isso é bom também para abrir espaço nos armários para os presentes que você ganhará nas festividades.

Monte sua árvore de Natal

De acordo com a tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro dia do advento, que neste ano é celebrado em 3 de dezembro.

Comece a separar os cinco primeiros minutos do dia para a respiração consciente

Treinar a capacidade de manter o foco contribui para o sucesso da execução das tarefas. Os exercícios respiratórios ajudam muito na autopercepção, diminuem a ansiedade e aumentam o foco e a energia do dia a dia. E é muito simples: antes de sair da cama, respire prestando atenção a cada inspiração e a cada expiração. Imagine o trajeto do ar das narinas até os pulmões e o caminho de volta. Não precisa respirar fundo: é apenas para respirar tendo consciência do que está acontecendo. Seus dias ficarão muito mais produtivos!

Agende manicure, cabeleireiro e depilação para Natal e Réveillon

Parece muita antecedência, mas não é. Marcando os horários nos salões no começo do mês, você poderá escolher o que for melhor para as suas necessidades; se deixar para marcar em cima da hora, é muito provável que precise reajustar os seus compromissos previamente agendados em função do que os salões tiverem de horário disponível. Melhor não arriscar!

Faça uma avaliação física com um médico do esporte

A dica vale tanto para quem é sedentária e pretende adotar atividades físicas quanto para quem já tem uma rotina esportiva; a intenção dessa avaliação física pode ser tanto determinar em que ritmo você deve começar quanto verificar como foi seu progresso nos últimos tempos.

Depois que tiver os resultados da avaliação, busque um treinador qualificado ou uma boa academia, coloque objetivos em seus treinos (fica mais fácil treinar tendo uma meta) e se dê o prazo de janeiro de 2018 para começar para valer. E já coloque na cabeça que a regularidade será importante: é melhor caminhar meia hora todo dia do que duas horas no sábado e duas no domingo e passar o restante da semana sem fazer nada.

Faça um check-up ginecológico

Aproveite a sexta-feira para passar por uma consulta com ginecologista e pedir para fazer todos os exames ginecológicos necessários para verificar se a saúde está em ordem nesse sentido. Ele deverá pedir uma sintlogia oncótica (o Papanicolau ou preventivo, que pesquisa o câncer de colo uterino), uma mamografia (para verificar se há nódulos que indiquem câncer de mama), uma ultrassonografia das mamas (exame que analisa o tecido mamário em busca de lesões e nódulos), uma colposcopia (para detectar lesões na vagina ou colo do útero), um ultrassom transvaginal (para rastrear biomas e patologias ovarianas, como cistos), um exame de sangue (para avaliar colesterol e triglicerídeos) e uma avaliação hormonal.

É importante fazer essa consulta logo no começo do mês porque, com as guias de exames em mãos, você consegue marcá-los em laboratórios para a semana seguinte e em uma semana a partir da data dos exames você já tem os resultados todos prontos. Ou seja, consegue fechar 2017 sem pendências nessa área.

Passe por uma consulta com um/a endocrinologista

Não é só a parte ginecológica que merece nossa atenção: é importante, pelo menos uma vez por ano, passar por um check-up endocrinológico. O médico deverá pedir os seguintes exames: glicemia em jejum, insulina, colesterol total, tireóide TSH, tireóide T4 livre, TGO, TGP e ultrassom de tireóide.

Você consegue marcar estes exames em um laboratório ainda para esta semana e terá os resultados prontinhos antes do Natal.

Veja matéria completa (Fonte): https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/atitudes-dezembro-comecar-2018-bem/

Notícias recentes
Links rápidos
Corpo Clínico
Nosso Corpo Clínico é composto por profissionais especializados em diversas áreas. Conheça.
Acessar
Diretoria médica
Conheça nossa Diretoria médica e saiba como ela atua.
Acessar
Dúvidas e FAQ
Tem alguma dúvida sobre os serviços prestados? Consulte o nosso FAQ e veja se já temos resposta para a sua pergunta.
Acessar
Especialidades
O Hospital Santa Paula reúne profissionais das mais diferentes especialidades. Descubra cada uma delas.
Acessar
Histórias
Compartilhe sua história e acesse depoimentos exclusivos de outros pacientes que são grandes exemplos de força e superação.
Acessar
Retire sua Nota Fiscal
Acesse o serviço de emissão de Nota Fiscal e retire a sua.
Acessar
Revistas Santa Paula
Periodicamente, disponibilizamos aos nossos pacientes e clientes informativos completo sobre o que há de mais atual no campo da saúde.
Acessar
Copyright © 2017 - Hospital Santa Paula S/A - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: G.M. Sousa Prestação de Serviços