Como combater o estresse

30 NOV 2017


Todo mundo fica estressado pelo menos uma vez ao dia. Um barulho ensurdecedor, a lentidão do trânsito, um trabalho que será apresentado, uma reunião importante.

Todos esses são fatores que causam estresse, nada mais do que uma reação de defesa natural do organismo.

Segundo psicoterapeutas quando o cérebro detecta uma situação de tensão e perigo, entra em ação liberando reações químicas e hormônios como a adrenalina e o cortisol. Quando o cérebro não detecta mais perigo algum (como quando a situação causadora do estresse foi resolvida), então elas param e o corpo volta ao normal.

Mas, nos casos em que as reações desencadeadas pelo estresse não cessam, podem refletir no organismo em forma de doenças.

A reação de estresse varia de pessoa para pessoa e as consequências também. "Um quadro elevado de estresse, associado a outros fatores de riscos, pode gerar quadros de infarto agudo do miocardio e algumas arritmias cardíacas", alerta Alexandre Santos, diretor administrativo do Instituto de Cardiologia do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

Alexandre lembra que o estresse não pode ser aferido, medido. Mas que existem sinais indiretos que mostram que uma pessoa pode estar com uma bomba prestes a explodir, como insônia, cansaço, déficit de atenção e dificuldade de memorização, por exemplo.

Além disso, resfriados recorrentes e infecções também são um alerta de estresse. Essa é a hora que você tem que prestar atenção, parar e respirar. Dar uma volta e desligar um pouco a mente daquilo que você está fazendo é uma boa maneira de combater o início do estresse.

A solução mais importante é aprender a se preocupar apenas com o necessário.

Coloque prioridades em sua vida e resolva o que der para resolver hoje, hoje. Se não deu, então deixe para amanhã. Além disso, é essencial que você aprenda a buscar um equilíbrio, todos os dias. E lembre-se: O primeiro mandamento é você, inclua-se em sua própria agenda, busque ferramentas para que você possa criar condições para também usufruir.

Nessa busca do equilíbrio, algumas válvulas de escape podem ser desenvolvidas. Uma caminhada, algumas horas na academia, natação, pilates, yoga, ou qualquer outro exercício físico que desligue da rotina diária e que você queira fazer no dia seguinte. "Busque fazer o que você gosta e não somente o que você deve fazer", completa. "Conduzir a vida de forma regrada, respeitando 8 horas diárias de sono, adotar uma boa alimentação - tanto em quantidade quanto em qualidade -, praticar regularmente atividade física são coisas simples, mas muito difíceis de se fazer no dia-a-dia", complementa Alexandre.

Uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada ajudam o corpo a encontrar esse equilíbrio diário. E aprenda a se preocupar somente com o hoje, o agora, e não pensar no futuro distante, em algo que ainda não se realizou e nem tem chances de se realizar.

Se a pressão é muito grande, você ainda pode recorrer à terapia, que te ajudará a gerenciar situações e, consequentemente, a melhorar a qualidade de vida.

Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/saude/como-combater-o-estresse-5-1-4-369.html

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