Cuidados com a audição

11 SET 2017

Todos os dias estamos expostos a diversos tipos de ruídos em sons. Sons estes que vem desde uma música agradável, da voz de alguém que gostamos de conversar, até do barulho de uma britadeira na reforma do prédio ao lado. Os sons altos e indesejáveis vem crescendo em excesso nas cidades, é a chamada poluição sonora.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), ruídos de 50 decibéis (dB) são tolerados, mas prejudicam a comunicação. Acima de 55 dB já passam a incomodar e podem gerar estresse. Se o som for maior que 75 dB, existe o risco de perda auditiva se alguém for exposto ao barulho por mais de 8 horas diárias.

O Otorrino do Hospital Santa Paula, Rafael Raposo, atenta: "Do ponto de vista do Ministério do Trabalho, em ambientes ruidosos e insalubres, o preconizado é que os trabalhadores não se exponham a ruídos contínuos acima de 85 dB - equivalente ao som de tráfego de veículos ou aspirador de pó - por mais de 8 horas seguidas".

Precisamos cuidar para que nossa audição esteja sempre protegida em casos exposição a ruídos com altos níveis de decibéis. A exposição prolongada pode gerar lesões nos nervos auditivos, que na grande maioria são irreversíveis. Além disso, a pessoa pode ficar com zumbidos (barulhos nos ouvidos) e tonturas persistentes.

Segundo o doutor, a diminuição da audição faz com que haja atenção e concentração excessiva durante a realização de tarefas que impliquem a discriminação auditiva, irritação e aborrecimentos causados pelo zumbido, intolerância a lugares ruidosos e a interações sociais e aborrecimento pela consciência da deterioração da audição. Os ruídos em excesso também podem levar a distúrbios do sono, transtornos de ansiedade, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Para prevenir tudo isso, é importante utilizarmos as leis que estão ao nosso lado quando se trata de ruído em excesso e denunciar. Leis trabalhistas também protegem trabalhadores que se expõe a esse tipo de problema. Alem disso, cuidados pessoais no dia a dia podem ajudar e muito, como ficar de olho no volume do fone de ouvido.

Para ter uma audição saudável capaz de ouvir os belos sons da natureza, de uma boa musica, ou da voz de uma pessoa querida até a idade avançada precisamos nos cuidar!

Fonte: http://leblog.com.br/2017/09/33890/
Notícias recentes
Links rápidos
Corpo Clínico
Nosso Corpo Clínico é composto por profissionais especializados em diversas áreas. Conheça.
Acessar
Diretoria médica
Conheça nossa Diretoria médica e saiba como ela atua.
Acessar
Dúvidas e FAQ
Tem alguma dúvida sobre os serviços prestados? Consulte o nosso FAQ e veja se já temos resposta para a sua pergunta.
Acessar
Especialidades
O Hospital Santa Paula reúne profissionais das mais diferentes especialidades. Descubra cada uma delas.
Acessar
Histórias
Compartilhe sua história e acesse depoimentos exclusivos de outros pacientes que são grandes exemplos de força e superação.
Acessar
Retire sua Nota Fiscal
Acesse o serviço de emissão de Nota Fiscal e retire a sua.
Acessar
Revistas Santa Paula
Periodicamente, disponibilizamos aos nossos pacientes e clientes informativos completo sobre o que há de mais atual no campo da saúde.
Acessar
Copyright © 2017 - Hospital Santa Paula S/A - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: G.M. Sousa Prestação de Serviços