HOSPITAL COM ALTA TAXA DE OCUPAÇÃO TEM MELHOR RESULTADO

10 MAI 2010

Não se trata de ambientes superlotados, com pacientes atendidos no corredor, como a mídia tem divulgado em todo o Brasil. Nem de médicos trabalhando sob estresse intenso. Estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine revela queda na taxa de mortalidade de pacientes diagnosticados com pneumonia, insuficiência cardíaca e infarto, tratados em hospitais com grande volume de atendimento.

De acordo com o doutor Joseph Ross, que coordenou o estudo da Mount Sinai School of Medicine (Nova York) entre 2004 e 2006, os hospitais-escolas geralmente precisam de menos casos para apresentar queda na taxa de mortalidade. Mas os pacientes do hospital que tratou 610 casos de infarto, 500 de insuficiência cardíaca e 210 casos de pneumonia em um ano apresentaram o menor risco de morte, pelo menos nos 30 primeiros dias. "Há hospital de pequeno porte se saindo muito bem, enquanto alguns que atendem grande volume de pacientes vão mal", diz o pesquisador.

Na opinião do doutor George Schahin, diretor-presidente do Hospital Santa Paula (São Paulo), o estudo comprova que, quanto mais se faz um procedimento, mais se adquire experiência e se atinge melhores resultados. "O ideal é atingirmos entre 80% e 90% de ocupação dos leitos hospitalares, principalmente os de UTI. Isso nos capacita a trabalhar com processos claros e definidos, evitando distorções, reduzindo erros e maximizando resultados positivos. Com isso, os custos fixos se diluem. E não há custo mais alto do que o custo da ociosidade".[14]

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula tem 52 anos de existência e é considerado um centro de excelência na Zona Sul da cidade de São Paulo, chegando a realizar cerca de 7500 cirurgias e atender mais de 100 mil pacientes por ano em seu Pronto-Atendimento. Ocupa hoje uma área física de 15 mil metros quadrados na Vila Olímpia e conta com 200 leitos, além de 50 leitos de UTI, sendo nove especializados em neurologia, nove em cardiologia e 32 gerais. O Santa Paula é um dos poucos hospitais particulares chancelados pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) com nível 3, ou seja, de excelência. Atualmente, também participa do processo de Acreditação Canadense.

Fonte: Dr. George Schahin, diretor-presidente do Hospital Santa Paula, de São Paulo (www.santapaula.com.br)
Notícias recentes
Links rápidos
Corpo Clínico
Nosso Corpo Clínico é composto por profissionais especializados em diversas áreas. Conheça.
Acessar
Diretoria médica
Conheça nossa Diretoria médica e saiba como ela atua.
Acessar
Dúvidas e FAQ
Tem alguma dúvida sobre os serviços prestados? Consulte o nosso FAQ e veja se já temos resposta para a sua pergunta.
Acessar
Especialidades
O Hospital Santa Paula reúne profissionais das mais diferentes especialidades. Descubra cada uma delas.
Acessar
Histórias
Compartilhe sua história e acesse depoimentos exclusivos de outros pacientes que são grandes exemplos de força e superação.
Acessar
Retire sua Nota Fiscal
Acesse o serviço de emissão de Nota Fiscal e retire a sua.
Acessar
Revistas Santa Paula
Periodicamente, disponibilizamos aos nossos pacientes e clientes informativos completo sobre o que há de mais atual no campo da saúde.
Acessar
Copyright © 2017 - Hospital Santa Paula S/A - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: G.M. Sousa Prestação de Serviços