Hospital Santa Paula discute a saúde do novo idoso e envelhecimento ativo no Festival LAB60+

08 AGO 2017

A geriatra Maristela Soubihe, do Hospital Santa Paula, é uma das palestrantes do LAB60+ 2017, festival de inovação em longevidade que está em sua quarta edição e acontece de 10 a 12 de agosto na Unibes Cultural, em São Paulo. O tema deste ano é "A emergente força da senioridade".

A médica vai falar sobre longevidade e o processo positivo do envelhecimento no âmbito da saúde dentro da mesa redonda LAB60+Conecta: Saúde e Longevidade, a ser realizada no sábado, 12 de agosto, das 18h30 às 20h.

Além da doutora, a mesa será formada pelo médico sanitarista e assessor técnico da equipe de reformulação de políticas para idosos na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Roberto Padilha, e da nutricionista Caroline Camotti, do Instituto de Longevidade de Maringá (PR).

De acordo com o IBGE, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais passou de 9,8% para 14,3% entre 2005 e 2015 no Brasil. Também houve um aumento na participação de pessoas com 60 a 64 anos entre os idosos ocupados, de 47,6% para 52,3%. Em paralelo, caíram as proporções de crianças de 0 a 14 anos (5,5 pontos percentuais) e de jovens de 15 a 29 anos (3,8 pontos percentuais), demonstrando uma clara tendência de envelhecimento demográfico. Os dados são do estudo "Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016".

"Precisamos discutir políticas públicas para lidar com os desafios relacionados à Melhor Idade. Temos uma população que envelhece mal e um dos motivos está diretamente ligado à prevenção de doenças. As pessoas comem mal, dormem mal, não fazem atividade física e chegam aos 60 anos com problemas que poderiam ser facilmente evitados se tivessem tido hábitos saudáveis. O Brasil precisa envelhecer melhor porque o idoso de hoje não segue mais o estereótipo do vovô velhinho. É possível ter uma vida ativa dos 60 aos 75 anos, cheia de projetos e saúde. Diferente das gerações anteriores, as doenças comuns do envelhecimento, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares, podem ser tratadas com mais facilidade, o que significa mais tempo de vida", relata Maristela.

Terceira idade é um tema prioritário na agenda do Hospital Santa Paula, que em 2015 conquistou o Selo Hospital Amigo do Idoso, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Esta certificação exige o cumprimento de ações de acolhimento e humanização dentro do hospital, adaptando a forma de gestão assistencial, identificação e desenvolvimento de programas de capacitação do pessoal e adaptação dos ambientes para melhor adequar às necessidades dos idosos, garantindo segurança e acessibilidade. O hospital realiza ações permanentes voltadas à capacitação dos profissionais e apoio aos cuidadores e acompanhantes de pessoas com mais de sessenta anos.

Em julho, o Hospital Santa Paula fechou uma parceria com o Projeto Velho Amigo - Associação de Amparo ao Idoso, uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o melhor funcionamento de instituições de longa permanência, garantindo recursos para idosos em situação de vulnerabilidade social. A partir de agora, os médicos do Hospital Santa Paula doam horas para as 17 associações ligadas ao projeto, contemplando aproximadamente 700 idosos.

Os atendimentos são realizados no Hospital Santa Paula com especialistas das áreas de geriatria, cardiologia, pneumologia, urologia, neurologia, psicologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia e cirurgia do aparelho digestivo. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos e resgatar a sua autoestima por meio da inclusão social e ações de saúde preventiva.

Ainda em julho, o Hospital Santa Paula promoveu a "Oficina do Envelhecimento". A ação foi uma homenagem ao Dia dos Avós, lembrado em 26 de julho, com o intuito de promover a conscientização da população sobre a importância de manter uma relação de cuidado e atenção com os idosos, sentindo na pele o que é o avanço da idade. Na ocasião, o visitante se deparava com uma estação que transmitia uma simulação das principais dificuldades dos idosos: locomoção, audição, visão e atividade sensorial.

Sobre o Festival LAB60+ 2017

O Festival LAB60+ 2017 acontece na Unibes Cultural nos dias 10, 11 e 12 de agosto e conta com uma programação com mais de 150 iniciativas de empresas, startups, ONGs e governos em temáticas diversas em torno de como vivemos e como nos realizamos por toda a vida.
Estarão reunidas mais de 80 organizações parceiras e/ou associadas ao movimento LAB60+. Os participantes terão um menu de +60 eventos, palestras, debates com especialistas, inovações, rodas de contação de histórias, meditação, cinema, gastronomia, performances em três dias intensos de celebração da longevidade.
Um dos eixos que mais vem se desenvolvendo no movimento são novos papeis de idosos e as novas formas de realização por toda a vida. Trabalho, educação, comunidade, integrando autodesenvolvimento e contribuições efetivas para a sociedade, alinhadas com algumas das questões mais críticas da atualidade, definidas pelo ONU como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e nas quais o sênior se integra ao jovem para, juntos, construirmos o mundo que queremos.
O LAB60+ é o hub de inovações de impacto em longevidade. O LAB60+ promove uma série de atividades em prol dos temas de longevidade ao longo do ano, tais como lançamentos de pesquisas, livros, projetos inovadores e startups com potencial de criarmos, coletivamente, uma nova realidade. Para saber mais, acesse: www.lab60mais.com.br .
Foi idealizado por Sergio Serapião, empreendedor social e cofundador da Via Gutenberg, uma das empresas pioneiras em sustentabilidade do país, e uma das fundadoras do Sistema B no país (2014). Formado em administração de empresas (FGV - São Paulo), MBA (IBMEC - Rio de Janeiro), pós graduado em Transdisciplinaridade (UNIFESP - São Paulo) e com mestrado em Liderança Organizacional (TGI - EUA), e vinte anos de experiência em consultoria de negócios, change management, sustentabilidade e impacto social. Nos últimos anos, vem provendo coach para empreendedores de impacto social que possam prover inovações para questões críticas da sociedade.

Serviço

Data: 10, 11 e 12 de agosto
Local: Unibes Cultural (http://unibescultural.org.br)
Endereço: R. Oscar Freire, 2.500 - Sumaré - São Paulo (ao lado da estação de metrô Sumaré)
Horário: 10h às 22h
Classificação etária: livre
Valores:
Ingresso para 1 dia (10 ou 11 ou 12): R$120,00.
Ingresso para 3 dias (10, 11 e 12): R$240,00
Como comprar: www.sympla.com.br/lab60mais2017
Site: www.lab60mais.com.br

Fonte: http://anahp.com.br/noticias/noticias-hospitais-membros/hospital-santa-paula-discute-a-saude-do-novo-idoso-e-envelhecimento-ativo-no-festival-lab60
Notícias recentes
Links rápidos
Corpo Clínico
Nosso Corpo Clínico é composto por profissionais especializados em diversas áreas. Conheça.
Acessar
Diretoria médica
Conheça nossa Diretoria médica e saiba como ela atua.
Acessar
Dúvidas e FAQ
Tem alguma dúvida sobre os serviços prestados? Consulte o nosso FAQ e veja se já temos resposta para a sua pergunta.
Acessar
Especialidades
O Hospital Santa Paula reúne profissionais das mais diferentes especialidades. Descubra cada uma delas.
Acessar
Histórias
Compartilhe sua história e acesse depoimentos exclusivos de outros pacientes que são grandes exemplos de força e superação.
Acessar
Retire sua Nota Fiscal
Acesse o serviço de emissão de Nota Fiscal e retire a sua.
Acessar
Revistas Santa Paula
Periodicamente, disponibilizamos aos nossos pacientes e clientes informativos completo sobre o que há de mais atual no campo da saúde.
Acessar
Copyright © 2017 - Hospital Santa Paula S/A - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: G.M. Sousa Prestação de Serviços